sábado, 17 de outubro de 2015

Resumo da Oficina



       Olá, pessoas! Como estão? Hoje vamos falar um pouco de como será nossa tão esperada Oficina de Diplomática, que acontecerá no dia 06 de novembro no período da noite no Ceubinho (ICC Norte – Unb).

          O nosso grupo se propõe a falar sobre a digital como uma fonte de informações em documentos arquivísticos. Inicialmente falaremos sobre os conceitos básicos, como: o que é diplomática e tipologia, o que é um documento arquivístico, entre outros, principalmente para situar as pessoas "leigas de arquivo" no decorrer da explanação. Apresentaremos uma análise diplomática e tipológica de uma Ficha Funcional (que possui digital) que faz parte do fundo fechado do IBDF e que hoje pertence ao IBAMA. 


      Para exemplificarmos melhor os usos das digitais, não levaremos os exemplos de documentos (físicos) para serem apresentados, mas os abordaremos de forma didática em imagens que estarão em vídeos ou slides e também no Banner, já que as digitais em controles biométricos são comuns, normalmente, nas eleições (título de eleitor, agora com cadastro biométrico), em desbloqueios de celulares, ponto eletrônico para controle de frequência, acesso a conta bancária, no RG, em controles de acesso em condomínios e academias e também para a solução de crimes na perícia criminal.

        O foco do grupo é apresentar o potencial que a digital tem para se tornar uma  fonte/referencia de informações de caráter único para fazer parte de documentos de identificação, tendo em vista suas características: perenidade, imutabilidade, variabilidade/unicidade e universalidade. Porém como boa parte de desafios arquivísticos da atualidade, para que isso aconteça, dependemos de ferramentas tecnológicas para que o registro das mesmas seja feito de maneira segura e que preserve sua autenticidade e veracidade. Além disso, falaremos um pouco sobre a legislação e sobre o histórico da datiloscopia.

    O roteiro já está definido e está sendo desenvolvido para que as informações repassadas estejam corretas e completas. Utilizaremos cartazes, o banner, vídeos/slides que ficarão passando durante a explanação e que também funcionarão como atrativo para que o público se interesse. Pretendemos ser objetivas e claras, para que mesmo quem compreenda minimamente sobre o assunto, saia da Oficina com sua visão ampliada.


Esperamos que o nosso esforço seja suficiente para um excelente trabalho.
Nos vemos lá!


Saudações das Meninas das Digitais :*



Nenhum comentário:

Postar um comentário