sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Analisando os Blogs Amigos - Larissa



Olá pessoas, aqui estão minhas três escolhas de post dos colegas das turmas anteriores.

1º post: " PF quer ouvir empresas Americanas sobre espionagem"



Este post, que contém uma notícia sobre o famoso caso de espionagem envolvendo Edward Snowden, é importante, pois nos faz refletir sobre a privacidade humana, no instante em que documentos pessoais ou institucionais são monitorados sem prévia autorização. Faz-nos pensar sobre quais os limites entre o público e o privado e, principalmente, em como evitar que mais casos como esse aconteçam.

2º post: " O tratamento dos documentos imagéticos à luz da Ciência da Informação" - 4ª atividade da página.



Ao abordar a questão do tratamento dado aos documentos imagéticos (fotografia, nesse caso), o post ajuda a esclarecer questões importantes, tal como a de que muitas vezes as fotografias não são vistas como documentos.  É necessário que se tenha entendimento de que documentos não são só aqueles que se encontram em suporte papel, e que a fotografia  é sim uma espécie documental, que necessita de tratamento específico tal como qualquer outro documento.


3º post:" Informação jornalística x informação arquivística"


O post é importante, pois, no momento atual em que vivemos, onde as informações chegam  até nós  de forma muito rápida e em grande fluxo, há sempre manipulação e inverdades dentre elas. Porém o foco principal do post consiste em esclarecer se a informação jornalística pode ou não produzir documentos de arquivo. Vale a pena conferir!








Nenhum comentário:

Postar um comentário