quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Diversidade de Tipologias - atividade a) - Daniela

Segue abaixo quadro comparativo dos modelos apresentados por Luciana Duranti, que propõe um estudo dos documentos por partes (física e intelectual) e da autenticidade e veracidade e Mariano García Ruipérez na análise dos passaportes e identidades pessoais na Espanha:



Segundo Mariano García Ruipérez os estudos de identificação das séries são fundamentais para classificar, descrever, selecionar, dar acesso e fazer difusão da documentação. Entretanto os modelos que foram desenvolvidos nem sempre respondem a estas cinco questões. Por isso a importância de discutir vários modelos de vários autores em vários textos diferentes, exatamente para identificarmos diferenças e semelhanças que sejam úteis à análise que estamos propostos a realizar, em conformidade com tempo histórico em que nossos documentos estão inseridos. Dessa forma, utilizando esses modelos como referência, podemos tentar montar um modelo ideal que atenda nossas necessidades.
Esses modelos funcionam bem na Espanha, porque a padronização dos documentos é muito mais presente em países como a Espanha, do que no Brasil, os modelos apresentados por Mariano estão descritos no quadro abaixo:




Nenhum comentário:

Postar um comentário