terça-feira, 20 de outubro de 2015

Que dia é hoje?

Olá, pessoas! Como estão? Vocês sabem QUE DIA É HOJE?
É dia do arquivista. Uhuuul!!! Então... hoje tem publicação  especial.

   Imagem da pág. do facebook Arquivologia da Depressão

        Diversas vezes há um estranhamento (como na imagem acima) quando compartilhamos com pessoas “leigas de arquivo” o que cursamos na faculdade e qual profissão exerceremos no futuro. A maior parte das pessoas não sabe muito bem qual a importância da Arquivologia na atualidade. E é pensando nisso que decidimos fazer uma “pesquisa” com pessoas que conhecemos, para saber o que elas imaginam que seja a profissão de Arquivista.
Fonte






Você sabe o que um arquivista faz? Qual sua importância?

- “Eu acho que o arquivista é o responsável pela guarda e conservação de documentos importantes para a organização, podendo fazer parte do arquivo histórico da mesma.” (28 anos, advogada)

- “Eu sinceramente não sei dizer o que o arquivista faz em termos práticos. Teoricamente me vem à cabeça organização e manutenção de documentos, arquivos... Mas acredito que sua importância deva estar relacionada também à outras funções, que por ora, não sei dizer.” (27 anos, veterinária)

- “Imagino que um arquvista trate de organização e preservação de materiais como livros, imagens, textos e etc. Com isso, este profissional permite que a população possa ter acesso a documentos importantes por um tempo prolongado.” (20 anos, estudante de Terapia Ocupacional)

- “O arquivista é responsável pela elaboração da política de organização dos arquivos de instiuições públicas ou privadas, e ainda de acervos de pessoas físicas.” (37 anos, contabilista)

- “Ele organiza o arquivo? E cuida do acervo histórico do órgão? Se existissem mais, muitas atrocidades no serviço público seriam evitadas. Tipo a venda de todo o acervo (arquivo) histórico do IFB como papel reciclado. Inacreditável!” (34 anos, professor e servidor público)

- “Eu imagino que o arquivista mexa com a organização dos arquivos públicos, se não for isso eu não faço a menor ideia...” (36 anos, psicopedagoga)


“Bom, o arquivista tem que organizar de maneira sistemática dados e arquivos relevantes e históricos de uma determinada insituição e isso deve ser feito tanto para o patrimônio material quanto para o patrimônio imaterial para que seja mantida a identidade institucional.” (20 anos, estudante de design gráfico)

- “De forma resumida o arquivista é um profissional que trabalha com a organização e controle de arquivos. Ele pode atuar no serviço público e privado. Acho que é isso.” (37 anos, psicóloga e empresária)

- “Essa é uma profissão que é importante para a organização, preservação e mantenimento da história documental e organizacional de um instituição seja pública ou privada de forma a buscar otimizar e facilitar o uso de informações que são relevantes a história e ao cotidiano dessas instituições.” (28 anos, pedagogo)

- “Um arquivista faz a gestão da documentação dos documentos produzidos e recebidos pelo órgão/instituição. Fundamental importância tanto para insituições públicas e privadas e para a sociedade como um todo. Ninguém existe sem documento e para os processos burocráticos funcionarem de maneira sadia.” (23 anos, atleta)

- “Bem, acredito que um arquivista seja alguém que compreenda códigos e maneiras de codificar assuntos  para organizar documentos de diversas naturezas: prontuários, processos, portifólios e etc. Além disso, não tenho certeza, mas acho que eles que são responsáveis pela codificação e organização de livros nas bibliotecas. É um profissão indispensável para o funcionamento de empresas e órgãos, principalmente da máquina pública.” (22 anos, estudante de Serviço Social)

- “Arquivologia é um arquivo mesmo de empresas...essas coisas assim? No meu segmento é de extrema importância, porque quando eu tenho um arquivo bem constituído, eu consigo gerir melhor minha empresa e eu sei de fato o que eu tenho ou não. Um arquivo bem feito seja ele um arquivo vivo ou um arquivo morto você consegue explorar ele muito bem, entendeu? Um arquivo morto, principalmente. No meu segmento que é seguros, perdi um cliente hoje, eu tendo um arquivo bem feito desse arquivo morto ele serve de prospecção para novos negócios futuramente e um arquivo vivo bem elaborado você busca novos negocios dentro do seu arquivo. Isso faz com que aumente a rentabilidade da empresa.” (30 anos, empresário)

- “O arquivista planeja a arquivação de informações. Ele é importante para a organização e rapidez para encontrar a informação.” (16 anos, estudante do Ensino Médio)

- “O arquivista é responsável pela organização e controle de arquivos. Bom... a importância é que o arquivista cuida de documentos importantes, mantendo-os numa ordem para facilitar a vida das pessoas e resolução de problemas.” (33 anos, Ensino Médio completo)

“ARQUIVAÇÃO?.. PATRIMÔNIOS MATERIAL E IMATERIAL?.. LIVROS?.. NATUREZAS:  PRONTUÁRIOS, PROCESSOS, PORTIFÓLIOS...”

Mas afinal, o que faz um arquivista?
Segundo a Lei nº 6.546/1978 “o arquivista se apresenta como responsável pelo planejamento, organização e direção dos arquivos”, ou seja, é responsável pela gestão da informação, gestão documental, conservação, preservação e disseminação da informação contida nos documentos.
Qualquer instituição produtora de informação é um espaço de trabalho potencial para os arquivistas, seja ele empresas públicas ou privadas, instituições arquivísticas públicas ou privada, centros de documentação e informação, universidades ou centros de pesquisa, etc.

E qual é a importância desse profissional?
O arquivista é considerado um mediador, pois é responsável por intermediar a relação entre a informação contida nos documentos e o usuário. Por esse motivo sua atuação é extremamente importante no que diz respeito à difusão da informação, ou seja, garantindo que o direito constitucional à informação seja respeitado. Para tanto, o arquivista utiliza-se de procedimentos e técnicas para organizar e preservar a informação contida nos documentos.

Levando em consideração que fizemos essa pesquisa aqui em Brasília, e que pela proximidade de muitos órgãos públicos e também de empresas grandes, acreditamos que as pessoas de maneira geral conhecem e entendem um pouco da atuação e importância desse profissional, mas será que essa pesquisa reflete a realidade do Brasil como um todo?  Possivelmente não.

A proposta do post é facilitar a visibilidade e importância da profissão que exerceremos.



                                                               Fonte
Esperamos que tenham gostado!!! Saudações das meninas das digitais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário