Conceitos Básicos



Arquivologia: "A Arquivologia é uma área do conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas. Por meio de um quadro conceitual e de uma metodologia própria e específica, estuda e trata os dados contidos nos documentos arquivísticos transformando-os em informação potencialmente capaz de produzir conhecimento e desenvolvimento social. A área de atuação da Arquivologia compreende a gestão da produção, do processamento e da disseminação da informação, necessária e básica para a tomada de decisões na administração contemporânea. Seus objeto de estudo e intervenção é a informação arquivística, isto é, uma informação de natureza orgânica e funcional, pública ou privada, coletiva ou pessoal, produzida, recebida e acumulada por pessoa física ou jurídica em razão de seus objetivos. Com a gestão da informação arquivística assegura-se a constituição e a preservação da memória institucional e pessoa."
Fonte: http://www2.unirio.br/unirio/cchs/arquivologia/a-arquivologia
Para saber mais: http://www.arquivologiaosite.com.br/page_id=112

Diplomática: "Disciplina que tem com objetivo o estudo da estrutura formal e da autenticidade dos documentos." (Dicionário brasileiro de terminologia arquivística).
Para saber mais: http://www.paleografia.arquivista.net/2cbpd/o-cbpd/diplomatica/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Diplom%C3%A1tica
http://www.arqsp.org.br/arquivos/oficinas_coleao_como_fazer/cf8.pdf

Tipologia: "Conjuntos de elementos formais que caracterizam um documento de acordo com as funções a que se destina."
Para saber mais/Fonte: http://joaquim_ribeiro.web.simplesnet.pt/Arquivo/Definicoes/htm










Biometria: "A biometria tem sido utilizada largamente nos nossos dias por ser um eficiente mecanismo de segurança. Biometria, em termos simples, significa o estudo estático das características físicas e comportamentais dos seres vivos. Bio (vida) + metria (medida). Esse termo é utilizado também como maneira de identificar unicamente um indivíduo por meio de suas características físicas ou comportamentais."
Fonte: http://canaltech.com.br/o-que-e/segurança/O-que-e-biometria/#



Controle Biométrico: É por meio de sistemas de controle biométrico que é possível utilizar tais características para a identificação de indivíduos, seja qual for o objetivo. 

Exemplos de aparelhos que, na atualidade, possibilitam o controle biométrico (leitores): http://www.dimep.com.br/categorias/1/sistemas-biometricos


Impressões Digitais: São os desenhos, deixados em uma superfície lisa, formados pelas papilas (elevações da pele), presentes nas polpas dos dedos das mãos. As impressões digitais são únicas em cada indivíduo, sendo distintas inclusive entre gêmeos unvitelinos. Tal característica, chamada unicidade, as faz serem utilizadas como forma de identificação de pessoas há séculos.
Fonte/Para saber mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Impress%C3%A3o_digital






Nenhum comentário:

Postar um comentário