terça-feira, 6 de outubro de 2015

Analisando os Blogs Amigos - Laila

Aqui estão as minhas escolhas de postagens amigas :)



No decorrer da graduação, passamos por revoluções e evoluções de teorias e conceitos. Posso afirmar, por meio da minha experiência, que de forma equivocada, quase sempre compreendemos o documento de forma muitíssimo específica e limitada, como se fosse caraterizado unicamente por estar registrado no suporte papel, em um formato específico e como reflexo de atividades administrativas públicas e, de vez em quando, de atividades de instituições privadas. Essa é a primeira vez, em uma disciplina, que nos deparamos de fato com documentos “não-convencionais” e assim podemos repensar e realocar o que antes parecia intocável. É inegável que há a necessidade da Arquivologia se debruçar, cada vez mais, em espécies documentais diferenciadas, assim como foi proposto pelo grupo do semestre passado. Será que quando nos afirmamos como (futuros) arquivistas imaginamos que poderíamos ser úteis em empresas do ramo de bebidas alcoólicas? Acredito que não... É na graduação que temos a oportunidade de amadurecermos e ampliarmos nossa visão sobre nossas possibilidades de análise e aprendizado... Que saibamos aproveitá-las!


Essa postagem busca apresentar a oficina no ambiente virtual. Ótima ideia, sem dúvida, pois assim facilitaram o acesso a informações que pouquíssimas pessoas tiveram a oportunidade de apreciar. Sem dúvida, o grupo foi muito feliz quando optou por trabalhar com os documentos que os estudantes produzem durante sua permanência na Universidade. Acredito que dessa forma, mesmo quem não tinha ideia do que é Arquivologia ou que nem queria saber, se interessaria a ouvi-los e, quem sabe, começar a compreender que a Arquivologia é importante para nós em âmbitos mais amplos e gerais e até mesmo na nossa vida particular, afinal, de forma óbvia, facilita a nossa relação com os registros que precisamos utilizar (sempre) na nossa vida em sociedade.



Esse é o tipo de postagem que se salva como favorita. Como não elencá-la como importante para a Arquivologia? Enquanto estudantes e aspirantes a pesquisadores da área, cabe a nós, por meio da oportunidade dada pelo desenvolvimento dos blogs, proposto pelo professor André, disseminarmos o conhecimento que nos é ofertado. Essa postagem facilita e muito a apreensão de conceitos para compreendermos melhor a disciplina agora estudada. Deixo aqui registrado o “Muito Obrigada” para os amigos de jornada arquivística.

Aluna: Laila Guimarães
Matrícula: 13/0119121

Nenhum comentário:

Postar um comentário