terça-feira, 6 de outubro de 2015

Analisando os Blogs amigos - Daniela

A atividade proposta é analisar 3 posts dos Blogs amigos das turmas anteriores que pareçam úteis ao estudo da Arquivologia e justificar a escolha.

1º Post: “Pra lá de autêntico... nada verídico!” do Blog Aurquivo bom pra cachorro (Turma 2/2010)


O legal dessa postagem primeiramente é a afinidade com o tema do nosso blog, pois trata da utilização da digital para controle da frequência dos funcionários do Senado Federal, e além disso, da diferença entre autenticidade e a veracidade das informações, que é um assunto importante trabalhado na disciplina de Diplomática e Tipologia. Nesse post, o grupo apresenta os desafios a serem enfrentados em busca da veracidade das informações no controle da frequência dos funcionários do Senado Federal, em virtude das fraudes retratadas no Jornal Nacional em 2010.

2º Post: “Proposta de Análise Diplomática e tipológica para o trabalho final com mudanças” do Blog Paladarq (Turma 1/2011)


Esse post é muito útil, tendo em vista, a relevância do assunto trabalhado. Além de trazer o conceito de cada item a ser analisado, tanto na análise diplomática: caracteres internos (denominação do documento, denominação da espécie, definição, natureza, tipo do ato, data tópica, data cronológica, conteúdo, signos especiais, autor do documento, qualificação da assinatura), caracteres externos (gênero, suporte, formato, forma) e trâmite (produtor, receptor, legislação, modelos ou formulários, trâmite e vigência, incidências, autor do ato, datas-limite); como na análise tipológica (classificação, documentos que compõe o processo, publicações que recorrem ao documento parcial ou integralmente, lugar onde se conserva, destinatário, acesso à documentação), traz também exemplos. Esse post já com as mudanças ficou bem completo, e pode ajudar bastante entender a análise diplomática e tipológica dos documentos.

3º Post: “Abdominais e os Gêneros Documentais” do Blog Arquivo em Forma (Turma 1/2011)


Nesse post o grupo apresenta o conceito e as classificações de Gênero Documental, são elas: textuais, iconográficos, cartográficos, filmográficos, sonoros, micrográficos, informáticos, bibliográficos, eletrônicos e digitais. E para contextualizar com o tema do blog o grupo também apresenta o conceito e os benefícios dos exercícios abdominais. Esse post é útil, pois nos ajuda a distinguir os gêneros documentais existentes.

Post atualizado

Antes de postar a url no blog mãe, outra colega (Rachel) visitou o mesmo blog que eu havia visitado e escolheu a mesma postagem que eu havia escolhido (3º post), por esse motivo vou escolher outra postagem.

3º Post: “Atividade Individual - Carlos Vinícius dos Santos Oliveira – 09/0108914” do Blog Arquivo de Som.

http://arquivodesomdtd.blogspot.com.br/2013/06/atividade-individual-carlos-vinicius.html

Nesse post o aluno Carlos Vinicius apresenta e conceitua as sete funções arquivísticas segundo Rousseau e Couture. São elas: produção, avaliação, aquisição, classificação, descrição, difusão e conservação. Conhecer e saber diferenciar essas funções é muito importante para um arquivista, por isso esse post é bem útil. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário