quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Duplicidade e Espionagem

ATENÇÃO, ESTE POST FOI ATUALIZADO!
   

Após assistirmos o filme mais uma vez e de acordo com a crítica construtiva do professor André, resolvemos refazer a análise acerca da fórmula e do cartão de visita. 

Na última aula, assistimos ao filme Duplicity e nos foi proposto que identificássemos três documentos que tenham aparecido, para então analisá-los de acordo com o que estamos estudando na disciplina de DTD.


   Obs: Julia Roberts também é uma das Meninas de Diplomática
 e está a passeio em Hollywood.


Os documentos identificados foram:
(1) Permissão de acesso e registro de entrada por meio da utilização da identificação biométrica (digital)
(2) Fórmula secreta (possível cura para a calvície)
(3)Cartão de visita

As questões que norteiam a análise são:
- Qual o contexto que estes documentos estão inseridos?
- Quais os seus sinais de validação?
- Os documentos são autênticos? Justifique e explane sobre.
- Os documentos são verídicos? Justifique e explane sobre.


(1) Permissão de acesso e registro de entrada por meio da utilização da biometria (digital)

Contexto: A personagem principal do filme Duplicity, Claire Stenwick (papel interpretado pela atriz Julia Roberts), ao entrar numa sala em seu serviço, utiliza a digital para se identificar. O aparelho biométrico registra a entrada da personagem e esse registro comprova que ela esteve naquele local e naquele momento (dia e hora) e, além disso, confirma que ela estava autorizada a entrar, apesar da entrada ser restrita.

Sinais de validação: A digital possui vários sinais de validação, e por esse motivo seria praticamente impossível falsificar uma digital, a digital registrada é comparada com as digitais do banco de dados e no caso de compatibilidade, o acesso é permitido, caso contrário, isso não aconteceria. Para comparação das digitais são utilizados métodos científicos datiloscópicos e esse processo é considerado seguro para identificação de uma pessoa, pois a digital é perene e única, isto é, não se perde e, além disso, assume uma relação do tipo um pra um, uma digital identifica uma única pessoa e vice-versa.


Autêntico e verídico: A personagem apesar de ser uma pessoa infiltrada (espiã), realmente fazia parte do quadro de pessoal da empresa, ela passou por todo processo seletivo para poder entrar na empresa (Burkett Randle) e era funcionária do local e a sua digital foi cadastrada no sistema e fazia parte do banco de digitais, por esse motivo aquele registro é considerado autêntico. Entretanto não pode ser considerado verídico, pois a Claire não é quem ela diz ser, na verdade ela é uma espiã e trabalha mesmo para outra empresa (a concorrente da Burkett Randle).
____________________________________________________________________________________________

(2) Fórmula secreta ( possível cura da calvície)

Contexto: A fórmula pela qual as duas empresas rivais "brigam", seria um shampoo enriquecido com Partizonol, que faz o cabelo crescer, representando a cura para a calvície. Claire consegue pegar a fórmula num dado momento, dentro da Burket & Randle, faz uma cópia para si ( com intuito de vender antes de uma das duas empresas)e a passa para a empresa rival,Equikrom, que acha ter em mãos a cura para a calvície. Porém, essa fórmula obtida por Claire, representa, na verdade, apenas uma loção facial comum. Isso porque, de forma proposital,o dono da Burket & Randle fez com que essa fórmula chegasse ate sua rival para que anunciassem a descoberta da cura pra calvície,enquanto na verdade não existe fórmula nenhuma. Acabando assim, com a moral e a imagem da Equikrom e passando a ser líder de mercado. Assim podemos ver que a fórmula, junto com a carta e com vários outros documentos foram usados desde o ínicio, pela Burket & Randle, para enganar e manipular a Equikrom. Tudo não passou de uma armadilha desde o começo.


Sinais de Validação:o desenho que representa uma fórmula- sua estrutura química.












Autêntico e verídico:  A fórmula é autêntica e verídica. Autêntica pois, apesar de ter sido usada com intenção de enganar a empresa Equikrom, realmente representa a fórmula de um produto, no caso, uma loção facial comum. E verídica pois apesar de os personagens de Claire, Ray e a empresa Equikrom acharem se tratar de uma fórmula para a cura da calvície, quando na verdade não é, passa uma informação correta, verdadeira ( fórmula de uma loção facial).
____________________________________________________________________



(3) cartão de visita

Contexto:  Ray precisa entrar na Burket & Randle para conseguir os históricos de viagens do seu dono, parte do plano para tentar conseguir a fórmula secreta. Para isso ele se disfarça e consegue fazer com que uma funcionária da empresa o leve até lá. Essa funcionária conhece Ray num bar e comenta que há uma cidade cujo nome foi dado em homenagem à  sua família e para comprovar, mostra seu cartão de visita. O cartão, que estampa a logo da Burket & Rabdle , também mostra outros dados que confirmam para Ray que aquela funcionária em questão seria a pessoa certa para o levar até a empresa.

Sinais de validação: : Logo e endereço da empresa, nome, cargo e setor no qual trabalha na empresa, telefone.






Autêntico e verídico:  O cartão é autêntico e verídico. Autêntico pois possui vários sinais de validação e verídico porque representa informações verdadeiras, que servem como prova de que a Bárbara realmente trabalha naquela empresa, naquele cargo, naquele setor...




Um comentário:

  1. Não compreenderam bem a função da carta da fórmula no filme o que comprometeu a análise. A compreensão do cartão de visita é igualmente problemática.

    ResponderExcluir