quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Documento Misterioso ?.?.?




A 1ª geração de computadores (1940-1952) foram os computadores constituídos de válvulas eletrônicas, as quais queimavam com facilidade. Além disso, eles eram grandes e lentos. Nessa época, os computadores eram utilizados apenas no meio científico, nos grandes centros de pesquisa, e a única maneira de inserir informação nos computadores era utilizando cartões perfurados, sendo que a linguagem utilizada era a linguagem de máquina.

Os cartões perfurados eram periféricos de entrada e saída, semelhante hoje a um teclado (periférico de entrada de informações) e uma impressora (periférico de saída), pois esses cartões eram utilizados para inserir dados e também para receber.

Os cartões eram lidos por essa máquina de tear de Jacquard da seguinte forma:
  1. Após perfurar os cartões, eles eram colocados sobre um recipiente com mercúrio;
  2. A máquina, que continha pinos no lugar dos pontos, descia sobre o cartão;
  3. O pino atingia o mercúrio no local onde estava perfurado;
  4. Assim, era enviado um impulso elétrico para contagem dos cartões.   
Esses cartões também eram utilizados como “cartões de memória”, o que condiz com o que o professor falou em sala de aula: esse cartão é chamado de avô do pen drive. Dessa forma, ele era utilizado para salvar programas de computadores na linguagem binária (que utiliza apenas 0, sem perfuração e 1, no qual o cartão era perfurado) e quando o programador quisesse reutilizar o programa bastava ler o cartão novamente.

Nos anos 70 a Loteria da Caixa também utilizava esses cartões perfurados.



Fontes: https://coringaalacarte.wordpress.com/tag/perfurado
http://www.techtudo.com.br/platb/desenvolvimento/2011/06/20/historia-da-programacao-como-tudo-comecou

Respondendo as perguntas...

- Qual a espécie documental?
Ata.

- Este documento é autêntico?
Este documento pode ser considerado autêntico, pois ele a princípio passou pelos trâmites normais de sua emissão (foi confeccionado pela IBM, no papel de cartão perfurado, do tamanho correto), ou seja, podemos considerar que ele foi emitido por quem tem a competência para emiti-lo, além disso, ele é, quem ele diz ser, porque no caso ele está sendo usado como um dispositivo de armazenamento, em sala de aula o professor falou que ele continha um documento (ata).

- Quais seus sinais de validação?
Nome da marca IBM impresso no cartão seguido de  um número no canto esquerdo inferior, a disposição crescente dos números, a disposição das linhas (linhas de 0, 1 até 9 e última linha com números crescente de 1 a 80), outra numeração no canto esquerdo superior seguida da escrita "BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA", os furos (representa que esse cartão foi utilizado, diferente do cartão virgem).


          

- Qual o seu formato?
Formato de cartão perfurado.

- É documento de Arquivo? Se sim, qual arquivo? Se não, por que não?
Pode ser que o cartão faça parte do arquivo pessoal do professor André e que o motivo do professor ter guardado o cartão seja para utilização em sala de aula. Dessa forma o cartão poderia ser considerado um documento do professor André, e poderia ser considerado documento de arquivo, se fosse utilizado como elemento de prova das atividades do professor André.

Para esclarecer nossas dúvidas, Professor André, gostaria que o senhor respondesse as seguintes perguntas para podermos afirmar se esse documento é ou não é um documento de arquivo:
a) O cartão perfurado pertence ao senhor ou ele pertence a outra pessoa?
b) Qual é o motivo que levou o senhor a guardar esses cartões?
c) Esse cartão tem valor de prova para o senhor?
d) O valor de prova, se houver, está relacionado com as atividades que o senhor exerce?

Ressaltamos que as respostas desses questionamentos são necessárias para podermos afirmar com propriedade se esse documento é ou não documento de arquivo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário