quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Autêntico e Verídico??

             Um dos documentos foi extraído do site da Secretaria de Fazenda do DF e o outro foi criado utilizando o word. Identifique qual é autentico e qual foi falsificado:

Clique na imagem para ampliá-la.

   



   Esse tipo de falsificação foi observada num processo de certificação no órgão XXX, no qual a empresa não possuía Certidão Negativa de Débitos, semelhante às certidões apresentadas acima. Esse tipo de falsificação é fácil de ser feita, pois esse documento é obtido pela internet e pode ser falsificado utilizando um editor de texto comum, no exemplo acima foi utilizado o Word.

   Uma das formas de conferir a autenticidade desses documentos obtidos na internet é no próprio site, mas é preciso informar um código, que no caso acima seria o número da certidão. Observe que as duas certidões possuem o mesmo número. E às vezes o site retorna a informação de que o documento consultado está válido e não mostra a imagem do documento para conferência, dessa forma fica difícil identificar a falsidade. 

   Conforme elucidado no texto de Daniella Larcher, as fraudes podem ter certa sobrevida, já que, sabiamente, por meio do olhar '"clínico" de profissionais com conhecimentos específicos e técnicos é possível fazer a análise da conformidade, a partir de sinais de validação. Muitas vezes, as tentativas de fraudes acontecem na comunicação pessoal e por meio de conversas e situações mais informais dentro das realidades institucionais, e é neste momento que é necessário redobrar a atenção com documentos suspeitos. Quem poderia, enfim, negar a autenticidade do documento escolhido por nós? 

Além disso, como lidar com os falsos documentos em suportes tão diversos, como hoje em dia encontramos? E no que concerne ao nosso ponto de interesse, como comprovar a autenticidade das digitais? Autenticidade seria uma característica inerente às digitais?  ...Eis a questão...

Um comentário:

  1. A melhor validação possível no caso dessa certidão é junto ao órgão emissor. Quem melhor do que o emissor pra me dizer qual das duas seria verdadeira? No caso, a primeira certidão apareceu como validada pelo CNPJ. Não cheguei a olhar a segunda.

    ResponderExcluir